Ahhhh Senhora Doutora se prevenir resolvesse…
Vamos lá explicar isso tim tim por tim tim!!

Realmente nada está sob o nosso controlo a 100% !!! Vou dar um exemplo que esta na cara e todo o mundo vê e sem
eles muitos não veem quase nada… são os óculos!


Quando não enxerga-se bem e usamos óculos isto corrige o defeito na visão, porém, não garante que estamos
curados e o problema não evolua, certo?? Eu, como dentista e também relojoeiros que precisamos ver detalhes
milimétricos, ou quem passa muitas horas ao computador, o esforço visual exige muito dos músculos dos olhos e aí,
quase não há prevenção que resulte e depois dos 40 anos ouvimos dizer que trata-se de vista cansada!!!

E com os dentes?? Ora pois, pois! Os cuidados diários são fundamentais e eficazes para a manutenção da saúde oral. Ao longo desses anos e já passam dos 20 na profissão. Tenho observado como os hábitos são determinantes em muitas situações no controle de doenças como cárie dentária e periodontite (piorréia). A genética (boa) e dieta (pobre em açucares) podem influenciar, mas são os hábitos diários e a vigilância pelo profissional dentista ou higienista que garantem o sucesso nesta batalha.

Posso dar provas que é possível quando vejo pacientes com limitações motoras como alguns com paralisia cerebral a nascença, os quais dependem de alguém para a higiene oral diária e estão isentos de cárie dentária. Isso deve-se a esses cuidados e intervenção periódica do profissional na realização de limpezas, aplicação tópica de fluor e selantes na altura devida.

Acompanho através de relatos e observação clínica de pacientes que imigraram ainda jovens ou nasceram em outros países como França, Alemanha, Brasil, Angola, Canadá ou Estados Unidos da América (USA) e lá estiveram por mais de uma década.  Apercebo-me como a política de saúde oral e/ou hábitos culturais influenciam diretamente no quadro geral de uma população com relação ao número de dentes cariados e/ou perdidos por indivíduo ao longo da vida.

Tudo e TODOS merecem cuidados!!! Nesta vida são poucas as coisas perduram como a Sé de Braga ou o Castelo de Guimarães!!!  Somos perecíveis e a durabilidade depende do tipo da matéria claro!!! (pedra, papel, tesoura já brincam as crianças) e dos cuidados recebidos na grande maioria das vezes.

Assim como os óculos ou ossos partem-se. Os dentes, mesmo os dentes naturais possuem limitações. Imaginem os artificiais!!!

Proponho um desafio. Já faço com meus pacientes e garanto… os que seguem observam logo os benefícios. Durante 30 dias consecutivos, tem que ser seguidinhos, sem interromper! Iremos criar hábitos de higiene oral.

Escovar os dentes pelo menos 2 vezes ao dia e usar fio dentário 1 vez (a noite).

Segue o modelo da tabela para afixar no espelho, porta, parede, frigorifico desde que seja visível, tá valendo!!! Se quiserem comentar a vossa experiência deixe sua mensagem por email (geral@prismadesorrisos.pt) ou messenger (www.facebook.com/prismadesorrisos). 

Dia Escovar Fio Dental
Manhã Noite
1
2
30
Colocar um X escovar ou usar o fio

ESCOVAI E VIGIAI!