Sabes o que é o Cheque Dentista? Para quê serve? E para quem?

Pois é o cheque dentista circula por aí desde 2008. Inicialmente, direcionado para as crianças em idade escolar e mais tarde alargado para crianças menores de 6 anos, grávidas e idosos.

Mas ainda são muitos os cheques emitidos e que não são utilizados!! 

 Como assim, não são utilizados doutooooora??

Ahhhh, pois é! Já pensou todos os cheques dentista emitidos para as crianças utilizados para PREVENIR??

HUMMMM! Que sonho lindo seria…De certo que os sorrisos seriam muito mais bonitos e “brilhantes”. Os cheques dentista, imagino que tenham sido criados para dar condição de contribuir para a manutenção da saúde dos dentes permanentes. Por isso, a princípio foram direcionados para idades que correspondem a erupção dos dentes “definitivos”. A ideia principal seria realizar os selantes dos dentes da “coorte” para cada faixa etária definida. Os 7, 10 e 13 anos. Vou explicar melhor!!!

 Seguindo a ordem dos primeiros molares, aqueles dentes que nascem lá atrás dos dentes de leite por volta dos 6 anos. Estes são os primeiros dentes permanentes na grande maioria das vezes. A seguir, mais ou menos pelos 10 anos “caem” os molares de leite e ocupam seus lugares os pré molares. Só a partir dos 12 anos surgem bem ao fundo, os segundos molares e pelos 18 anos a espera que já tenhamos JUÍZO e saibamos escovar os dentes…. vem os dentes do SISO.

Mas temos ai um probleminha a resolver!!!!  Caso tudo fosse seguido ao rigor e todos os cheques dentistas utilizados 7, 10 e 13 anos, e os intervalos entre estas idades ??? Como acompanhar a evolução dos 8, 9, 11 e 12 anos??? E se neste intervalo a cárie lá se instalasse? Ou ainda se já estivessem cariados os dentes de leite??? Se os dentinhos de leite já estão doentes e nada se faz de diferente … os dentes permanentes virão e doentes ficarão …

Moral da história. Os cheques dentistas estão aí para serem usados. Mas muitos ainda são desperdiçados. Nem de longe serão eles a solução para mudar o quadro da saúde oral da população. Mas são uma grande ajuda e incentivo para quem não tem outra alternativa.  Esta é uma mais valia para uma mudança de hábito, para a valorização do que na grande maioria das vezes, apenas é lembrado num triste momento, acompanhado por muita dor. 

Mudar para melhor é fácil de se habituar!! Basta acreditar no propósito e o resultado será um belo sorriso!

Hoje em dia são muitas as informações sobre higiene oral, além de um verdadeiro arsenal de pastas e escovas para todos os gostos e bolsos. Mas precisam ser utilizados e da maneira correta. Caso contrário é como andar a chuva com o guarda chuva na mão, porém fechado!!! 

Em janeiro foram distribuídos os cheques dentista nas escolas. Vale a pena salientar que eles têm prazo de validade. Observem a data que lá estar.

Informe-se com seu medico de família, no seu centro de saúde ou numa Clínica Aderente. 

 “Apesar de este ser um serviço gratuito que veio facilitar a disponibilidade dos cuidados de saúde oral, é preciso ter atenção aos critérios que definem o acesso aos cheques. O programa foi criado com o intuito de se destinar a um grupo específico de pessoas:

a) Crianças até aos 6 anos de idade, em situação que seja considerada grave (com base em critérios como a dor e o grau de infeção);

b) Crianças entre os 7 e os 10 anos e que frequentem escolas públicas ou IPSS têm direito a 2 cheques-dentista;

c) Jovens com idades entre os 13 e os 15 anos recebem 3 cheques dentista;

d) Jovens de 18 anos que tenham sido beneficiários do programa e concluído o plano de tratamentos até então;

e) Aos idosos, partir dos 65 anos, são oferecidos 2 cheques anuais;

f) As grávidas seguidas no Serviço Nacional de Saúde usufruem de 3 consultas, que podem ocorrer até 60 dias após o parto;

g) Para os pacientes com VIH, o programa prevê 6 cheques – o primeiro é atribuído pelo médico de família e os restantes pelo dentista;

h) Os pacientes de alto risco (lesões suspeitas na boca, fumadores, consumidores de álcool, historial de tumores, etc.) têm direito a 2 cheques por ano para diagnóstico e outros 2 para biopsias.” Fonte: https://www.e-konomista.pt/artigo/cheque-dentista/

E lembrem-se: ESCOVAI E VIGIAI !