Quais são seus hábitos diários???? 

Hummmm …. Deixe-me pensar na minha rotina. Humm… pensando…

Acordo e … cada um tem sua rotina, alguns hábitos que pertencem a essa rotina repetem-se diariamente, outros semanalmente, mensalmente …

Bem, eu acordo e bebo água. Há quem se espreguice como minhas filhas. Mas doutora não estou a entender o que tem o acordar com prevenção???? Eu respondo com outra pergunta. Será mesmo que ainda não imagina? 

Os hábitos diários são adquiridos por sua repetição. Assim como recebemos orientações dos nossos pais ou cuidadores sobre condutas de bons comportamentos e em como tratar nossos semelhantes, sobre o tipo de roupa adequada para cada ocasião e estação. Escovar os dentes também é um hábito de higiene o qual instala-se na nossa rotina por orientação e repetição.

Mas a imposição não é a solução! Mais relevante a necessidade e compreender a informação sobre o assunto. Só assim, conseguimos agregar importância e valor a cada situação para uma boa e contínua execução da “tarefa”.

Para algumas pessoas é inaceitável não ter unhas e cabelos muito bem arranjados. Cor da moda nas roupas e verniz, cabelos brancos a mostra…nem pensar … outras pessoas nem imaginam ficar um dia sem exercício físico ou acima do peso.

Mas o que há de mal nisso??? Para mim isso significa cuidar de si mesmo. Ter zelo, cuidado por sua aparência. E agora tá confuso doutora, estamos a falar de estética ou de saúde?? E os dentes onde entra nessa história??

Ahhh… também eu por vezes fico a pensar como andam os valores! Observo que a estética em determinadas situações se sobrepõe a saúde.

 MOMENTO REFLEXÃO. ESTARIA ISSO CORRETO??????

 Eu entendo e valorizo a vaidade como demonstração de cuidado com nosso corpo e aparência. Mas sabemos que cabelos brancos ou unhas sem verniz não causam abcessos ou danos irreversíveis a saúde. Mas dentes sem cuidados diários ou supervisão especializada ficam doentes e podem comprometer a “estética do sorriso”. Porém, o mais grave é o comprometimento com a saúde do aparelho digestivo, das articulações temporo mandibulares (ATM), o surgimento de focos infeciosos os quais poderão instalar-se nas articulações ou órgãos vitais como coração, rins ou cérebro.

Agora pergunto eu:  Será caso de saúde pública tal informação???

 Como não informar que doenças pulmonares também podem ser evitadas pela higiene das vias aéreas superiores. Será que as bactérias que permanecem na boca nunca chegariam ao nariz, amígdalas, faringe ou laringe??? Nossa!!! Será?? Muitas dessas informações são simples, mas pouco divulgadas. Por isso, acredito que informar é preciso. Oferecer informação é dar condições de cada um defender-se. Sendo assim possível prevenir, evitar, controlar e isso não tem preço!!! Permanecer saudável é o que todos nós desejamos. Todo alimento ingerido é perecível e apodrece. Trata-se de um processo natural! Aquele pedacinho de bacalhau ou carne ou grão ( soja, de bico, feijão) para os vegetariano irá naturalmente sofrer um processo digestivo pelas enzimas presentes na saliva e provocar fermentação do alimento e logo… haverá  acidez no meio bucal, felicidade para as bactérias da cárie, dentre outras. Desta forma teremos ambiente propício para a proliferação das bactérias e e e… problemas virão!

Valorizar a prevenção seja em qualquer área é sinónimo de evitar problemas ou viver momentos complicados com prováveis situação dolorosas e custos exagerados com tratamentos ou medicamentos, os quais poderiam ser evitados. 

Agora vai uma frase bem chatinha e que ninguém quer ouvir: EU BEM AVISEIIII !!

Assim adquirir o hábito da escovação diária pelo menos 2x ao dia, uso de fio dentário e visitar seu médico dentista uma vez ao ano, visto que isto, sendo um hábito é também algo muito natural, seu sorriso será mantido impecável…. Naturalmente.

Uma imagem com ClipArt
Descrição gerada automaticamente

Fica a dica! 

ESCOVAI E VIGIAI!!!